top of page

ESCRAVO INCONSCIENTE

A vida está em constante movimento e mesmo estando inerte continuamos a nos movimentar, nunca estamos realmente parados, tudo na vida é contínuo, é movimento. A questão é o quanto estamos conscientes do nosso movimento.

A uns 3 anos ouvi uma dessas frases de efeito que me moveu de volta ao Rio de Janeiro "Ou você realiza seus sonhos ou alguém te pagará para realizar os dele". Nesse momento uma chave foi acionada. Eu não estava inerte, não me via à deriva, estava trabalhando e me encontrava realizado. Só não tinha me dado conta que estava sendo pago pra realizar o sonho do outro.

Eu não havia me abandonado, estava indo na direção do que eu tinha me programado, mas eu havia esquecido onde eu queria chegar, eu estava sendo levado, escravo do sistema, servindo aos que tinham certeza do que queriam e sabiam onde queriam chegar. O mais louco é que estava me vendo comprometido com um ideal, mas um ideal que não era o meu primordial, estava vivendo o plano B.


Aquela voz na cabeça começou a falar, a julgar, a perturbar: Você está comprometido com alguém que está comprometido com alguma coisa e te usando pra isso. Sendo redundante, se você não tiver um objetivo alguém criara um objetivo pra você, vai te usar pra realizar isso e você acreditará que foi uma livre escolha sua. Uau!!! Que soco no estômago! Pensei: Maldita consciência, onde estavas?


Eu estava de volta a Matrix, tão dentro do sistema, alienado de mim mesmo, numa rotina pra atender às expectativas alheias. Sem perceber estava vivendo o que mais temia. Pensei: Sou um escravo inconsciente. Era óbvio, mas não tão simples, pois se sou escravo e me considero livre, minhas correntes são adornos que exibirei com orgulho a outros acorrentados. Minha mente de imediato me leva a Platão, O Mito da Caverna, pois se me considero livre não tenho que ser liberto e acabo me virando contra o meu libertador. O que vem para libertar é visto como o opressor.


Lá estava eu, escravo social, do inconsciente coletivo, da massificação, da tecnologia e aí daquele que tentasse mudar isso, pois essa atitude seria vista como cercear minha liberdade, minha livre escolha. Então voltei a pensar sobre estar vivendo o plano B, não havia problema nenhum em vivê-lo, mas eu havia abandonado o A, minha escolha primordial, e havia esquecido que o plano B era pra me ajudar a concretizar o plano A.


Diante dessa reflexão duas frases vieram a minha mente, a primeira de Sócrates "Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses" e a segunda bíblica, João 8:32 "E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará". Então vem aquela frase clássica: O que é a verdade? Fecho essa reflexão citando São Tomás de Aquino que define a verdade como expressão da realidade.



Caros colegas, necessitamos viver conscientes do que nos cerca e da libertação que a verdade nos trará e qual é o momento de ressignificarmos nossa verdade em nossas vidas.


64 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Lucas Gonçalves
Lucas Gonçalves
Jul 28, 2021

A escrita concretiza os pensamentos. E você conseguiu virar a chave dos seus pensamentos através de uma frase que já foi escrita. Lindo texto, Anoli. Isso mostra o quanto você é guerreiro pra está onde está hoje. Obrigado por compartilhar um pouco de sua história. Beijoooooooooooos


Like

Oscar Calixto
Oscar Calixto
Jul 27, 2021

Totalmente, mano! Lindo texto! Te adoro!


Li uma vez que escrever não é apenas preencher um papel, mas tomar nota de si mesmo e do mundo, analisá-lo já se analisando e criar universos muito próximos ou absolutamente distintos do nosso.


Escrever é maturar-se e amadurecer à luz da refelexão sobre as coisas da vida! Tá ficando lindo esse seus espaço aqui!



Like
Marcus Anoli
Marcus Anoli
Jul 27, 2021
Replying to

Que lindo!!! Obrigado!!! ❤️❤️❤️

Like
bottom of page